Desenvolva
Webinar grátis sobre como liberar o seu lado empreendedor.
FORMAÇÃO DE
JOVENS LIDERANÇAS
O projeto a cor da Pedra é uma das metodologias desenvolvidas pela Fundação voltada para a juventude. A primeira edição do projeto formou parte das lideranças que hoje são responsáveis pela direção
da Fundação. A segunda edição foi realizada em parceria com a Brazil Foudantion e o IHF e teve como objetivo formar um coletivo gestor formado por adolescentes e jovens com idade entre 15 e 29 anos que estimulados pela criatividade, diálogo e troca de saberes, pensassem juntos em ações para trabalhar o desenvolvimento institucional e do território. Como parte da formação os participantes tiveram aulas, palestras e workshops sobre História e formação local (Rio, Zona Oeste e Guaratiba), Coletivo inteligente, Produção Cultural, Administração inovadora, Sistematização, Redes de Comunicação e Desenvolvimento local. O grupo realizou diversas atividades como o Clube de Jovens, oficinas de corte e costura, cenografia, gincana entre outras atividades.
CLUBE DE JOVENS
O Clube de Jovens tem a dinâmica de um centro cultural autogerido por eles. Organiza-se por atividades como cursos, saraus, grupos de estudo, oficinas temáticas, recreação e lazer promovidas pelos associados e convidados, com participação aberta a outros jovens da comunidade.
O Clube é resultado da formação realizada no projeto A Cor da Pedra, que preparou uma equipe de jovens para a gestão e produção na área da cultura.
Desenvolvimento Local
Uma das formações que os jovens do projeto tiveram foi sobre Desenvolvimento local.
Um dos objetivos das aulas era conhecer melhor a comunidade na qual estavam inseridos e pensar no seu desenvolvimento de forma sustentável.
Para conhecer melhor as demandas do território foi proposto a realização de um levantamento e os participantes do projeto, após uma breve pesquisa levantaram quatro eixos. São eles: Mobilidade Urbana/Transporte - Emprego/Geração de Renda - Saúde/Alimentação Saudável - Saneamento Básico/Água potável. A partir desses eixos eles entrevistaram mais de 600 moradores de Guaratiba e o resultado desse levantamento está no link abaixo.