PROJETOS

QUE TRANSFORMAM VIDAS

Nossas Metodologias

Ao longo de 34 anos, criamos, desenvolvemos testamos e sistematizamos algumas tecnologias sociais emancipatórias, adequadas a infância, adolescência, juventude e vida adulta. Essas são algumas delas.

Infância/Adolescência

Conta Comigo

O Projeto apoia 250 crianças e adolescentes de Guaratiba para que se desenvolvam sem violência e com participação social.

Crianças acima de 7 anos e adolescentes até 14 anos participam de oficinas criativas, culturais e esportivas duas vezes por semana.

Parceria: Kindernothilfe (KNH)

Duração: 2020 a 2025

Design sem nome.png

Práticas e Atitudes Sustentáveis

O Projeto implementa e dissemina práticas e atitudes sustentáveis visando a melhoria da qualidade de vida da Fundação e dos espaços de convivência dos diversos grupos do território.

Duração: 12/2023

Juventude

IMG-20191117-WA0014.jpg

Clube de Jovens

O Clube de Jovens tem a dinâmica de um centro cultural autogerido por eles. Organiza-se por atividades como cursos, saraus, grupos de estudo, oficinas temáticas, recreação e lazer promovidas pelos associados e convidados, com participação aberta a outros jovens da comunidade.
O Clube é resultado da formação realizada no projeto A Cor da Pedra, que preparou uma equipe de jovens para a gestão e produção na área da cultura.

Duração: Julho a Dezembro de 2023

Que-ZOna.png

Que Zona é Essa?

Que zona é essa visa à criação de uma rede colaborativa da produção cultural jovem na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. O ponto de partida é a capacitação aplicada de 20 jovens (17 a 30 anos de idade) da região para mapear, planejar e articular esta rede. O curso tem a duração de seis meses e aborda os temas: Zona Oeste, Pesquisa, Formação de redes e Desenvolvimento de projeto.

Parceria: ONGS e Lonas Culturais da Zona Oeste.

Vida Adulta

Lilás

O projeto Lilás – a cor da Mulher, parceria entre a Fundação Angelica Goulart e a KINDERNOTHILFE e.V. – KNH - KNH Brasil SECO, apoia as necessidades relacionadas ao poder judiciário das mulheres que
a Fundação atende.

Raio_edited_edited.png

Elas de Guaratiba

Elas de Guaratiba é o primeiro passo para criar um coletivo feminino em Pedra de Guaratiba a partir da produção de itens de moda para roupa e casa. Inclui oficinas de conteúdo e produção, além da realização de um bazar para comercializar os produtos. O projeto prevê um ciclo de criação de moda inspirada na cultura local. Esse ciclo inclui pesquisa, criação, produção, divulgação e comercialização.

PROJETOS EM PARCERIA

50644796_1988915864561557_79169991761922

Pretas em Campo

O projeto tem como objetivo possibilitar que meninas adolescentes, moradoras de comunidades socialmente vulneráveis do Rio de Janeiro, desenvolvam suas habilidades de liderança e seu empoderamento. Através de uma metodologia baseada no futebol, o projeto promove os direitos e o protagonismo de meninas e mulheres negras, enfrentamento ao racismo e à violência contra meninas e mulheres, a partir de uma perspectiva interseccional entre gênero, raça e classe.

Parceria: Empodera

Duração: Junho a Dezembro de 2023

Raio_edited_edited.png

Pre-para Jovem

O Uma experimentação com aulões com matérias específicas e preparatórias para o Enem, vestibulares e concursos, voltadas para alunos oriundos de escolas públicas que possuem maior dificuldade de acessar as universidades.

Parceria: Coletivo Tudo Numa Coisa Só

Duração: Maio a Dezembro de 2023

Quadro de Atendimentos

Jardinagem Sustentável

O curso já está na sua quinta edição tem por finalidade preparar profissionais para o mercado de trabalho no planejamento de jardins, preparação do solo, varreção, manutenção e poda, escolha de plantas para cada tipo de ambiente e tratamento para doenças e pragas. Além de conhecimentos sobre a arte de criar e de manter as plantas com a finalidade de embelezar locais públicos ou privados, o profissional tem noções sobre as (PANCs) Plantas Alimentícias Não Convencionais, do cultivo de Plantas Medicinais, de Compostagem e de polinizadores importantes para preservação dos jardins como as abelhas nativas sem ferrão.

Duração: Janeiro a Dezembro de 2023

Quadro de Atendimentos 2023

Atualmente a Fundação Angelica Goulart atende diretamente 983 crianças, adolescentes e jovens, distribuídos em  12 projetos.

Infância e Adolescência

Conta Comigo
Práticas e Atitudes Sustentáveis

Juventude/Adulto