PROJETOS
QUE TRANSFORMAM VIDAS
Nossas Metodologias
Ao longo de 34 anos, criamos, desenvolvemos, testamos e sistematizamos tecnologias sociais emancipatórias, adequadas a infância, adolescência, juventude e vida adulta. Essas são algumas delas.
Infância/Adolescência
Conta Comigo
O Projeto apoia 250 crianças e adolescentes de Guaratiba para que se desenvolvam sem violência e com participação social.
Crianças acima de 7 anos e adolescentes até 14 anos participam de oficinas criativas, culturais e esportivas duas vezes por semana.
Parceria: Kindernothilfe (KNH)
Duração: 2020 a 2025
Práticas e Atitudes Sustentáveis
O Projeto implementa e dissemina práticas e atitudes sustentáveis visando a melhoria da qualidade de vida da Fundação e dos espaços de convivência dos diversos grupos do território.
Parceria: Instituto Helena Florisbal
Duração: 12/2023
Juventude
Clube de Jovens
O Clube de Jovens tem a dinâmica de um centro cultural autogerido por eles. Organiza-se por atividades como cursos, saraus, grupos de estudo, oficinas temáticas, recreação e lazer promovidas pelos associados e convidados, com participação aberta a outros jovens da comunidade.
O Clube é resultado da formação realizada no projeto A Cor da Pedra, que preparou uma equipe de jovens para a gestão e produção na área da cultura.
Duração: Julho a Dezembro de 2023
GuarARTE
O GuarARTE é uma metodologia desenvolvida pela Fundação aprovada no EDITAL DE AÇÕES LOCAIS - EDIÇÃO PAULO GUSTAVO da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com Governo Federal, Ministério da Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
A proposta principal é criar uma rede colaborativa de produção cultural jovem em Guaratiba, zona oeste do rio de janeiro. Para isso ele se propõe a realizar um levantamento de dados para compreender a relação dos jovens com a cultura local, depois uma ação formativa que capacite 30 jovens por meio de um Curso de Produção Cultural Comunitária culminando na realização de uma Mostra Cultural produzida e realizada pelos jovens participantes do Curso.
Parceria: Secretaria Municipal de Cultura
Duração: Fevereiro a Dezembro de 2024
Vida Adulta
Lilás
O projeto Lilás – a cor da Mulher, parceria entre a Fundação Angelica Goulart e a KINDERNOTHILFE e.V. – KNH - KNH Brasil SECO, apoia as necessidades relacionadas ao poder judiciário das mulheres que
a Fundação atende.
Parceria: KNH Brasil SECO
Período: Janeiro a Dezembro de 2024
Elas de Guaratiba
Elas de Guaratiba é o primeiro passo para criar um coletivo feminino em Pedra de Guaratiba a partir da produção de itens de moda para roupa e casa. Inclui oficinas de conteúdo e produção, além da realização de um bazar para comercializar os produtos. O projeto prevê um ciclo de criação de moda inspirada na cultura local. Esse ciclo inclui pesquisa, criação, produção, divulgação e comercialização.
Parceria : Animale
Período: Janeiro a Dezembro de 2024
PROJETOS EM PARCERIA
Pretas em Campo
O projeto tem como objetivo possibilitar que meninas adolescentes, moradoras de comunidades socialmente vulneráveis do Rio de Janeiro, desenvolvam suas habilidades de liderança e seu empoderamento. Através de uma metodologia baseada no futebol, o projeto promove os direitos e o protagonismo de meninas e mulheres negras, enfrentamento ao racismo e à violência contra meninas e mulheres, a partir de uma perspectiva interseccional entre gênero, raça e classe.
Parceria: Empodera
Duração: Junho a Dezembro de 2023
Pré Vestibular Esperança Garcia UFRRJ
O Uma experimentação com aulões com matérias específicas e preparatórias para o Enem, vestibulares e concursos, voltadas para alunos oriundos de escolas públicas que possuem maior dificuldade de acessar as universidades.
Parceria: Coletivo Tudo Numa Coisa Só e UFRRJ
Duração: Maio a Dezembro de 2024
Jardinagem Sustentável
O curso já está na sua quinta edição tem por finalidade preparar profissionais para o mercado de trabalho no planejamento de jardins, preparação do solo, varreção, manutenção e poda, escolha de plantas para cada tipo de ambiente e tratamento para doenças e pragas. Além de conhecimentos sobre a arte de criar e de manter as plantas com a finalidade de embelezar locais públicos ou privados, o profissional tem noções sobre as (PANCs) Plantas Alimentícias Não Convencionais, do cultivo de Plantas Medicinais, de Compostagem e de polinizadores importantes para preservação dos jardins como as abelhas nativas sem ferrão.
Parceria: Animale
Duração: Janeiro a Dezembro de 2024