fundacaoangelicagoulart.org.br

Colabore e ajude a continuar a história de crianças

e adolescentes que precisam de oportunidades.

Fundação Angelica Goulart

Rua Belchior da Fonseca, 1025, Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro.

• Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

Nossas Metodologias

Ao longo de 30 anos, criamos, desenvolvemos testamos e sistematizamos  algumas tecnologias sociais emancipatórias, adequadas a infância, adolescência, juventude e vida adulta. Essas são algumas delas.

Infância/Adolescência

Entrelaços

O  projeto apoia pais adolescentes por meio de encontros semanais, palestras, visitas domiciliares e acompanhamento social. Nos encontros, esses bebês recebem estímulo e os pais têm acesso a informações para cuidar de forma saudável de si mesmos e dos seus filhos. A equipe técnica do projeto realiza o acompanhamento às famílias e seus

Conectados com o brincar

O Projeto promove o uso pedagógico da informática como ferramenta de comunicação e inclusão digital, através da utilização de novas tecnologias, contribuindo para uma aprendizagem autônoma e significativa na educação escolar.

Estimular o desenvolvimento das crianças por meio de atividades socioeducativas, psicológicas, pedagógicas e sociais

Práticas Sustentáveis

Sustentabilidade é um dos temas transversais trabalhados  pela Fundação em quase todos os seus projetos, principalmente nos projeto de Práticas sustentáveis que além de ampliar as atividades que envolvem sustentabilidade no dia-a-dia da Fundação, também estimula a reflexão e tomada de consciência, incentivando  a adoção de ações, que impulsionaram  e influenciaram a produção de projetos comunitários e políticas ambientais.

Parceria: Istituto Floriano Peçanha - IHF
Duração:
abril a dezembro de 2019.

Juventude e Vida adulta

Arte e Ação

É um projeto de Arte, cultura e juventude,

que se propõe, por meio da linguagem das artes cênicas, criar, produzir e realizar um espetáculo, com adolescentes e jovens. O Projeto valoriza o contato desse público com as linguagens artísticas, fundamentais para desenvolver a percepção estética, imaginação, capacidade crítica e a criatividade.

As atividades do projeto acontecem a partir de oficinas livres de teatro, música, dança, figurino e cenografia, na Fundação, no turno da noite, com cerca de 120 adolescentes e jovens de 15 a 29 anos.

Que zona é essa?

Que zona é essa visa à criação de uma rede colaborativa da produção cultural jovem na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.O ponto de partida é a capacitação aplicada de 20 jovens (17 a 30 anos de idade) da região para mapear, planejar e articular esta rede. O curso tem a duração de seis meses e aborda os temas: Zona Oeste, Pesquisa, Formação de redes e Desenvolvimento de projeto.Parceria: ongs e lonas culturais da zona oeste

Mulheres que vendem (auto) confiança

É o processo de criação de um coletivo para o empoderamento feminino, empreendedorismo e economia solidária na região de Guaratiba.O ponto de partida é o curso de capacitação para a revenda de produtos de catálogo (cosméticos, bijuteria, utilidades domésticas). São 150 horas-aula em quatro meses, que incluem orientações nas áreas de Gênero e projeto de vida, Autonomia financeira e Vender confiança e sustentabilidade.

Projetos em parceria

Proteção da Infância e Adolescência

Projeto piloto de participação infanto-juvenil que mapeia e analisa as situações de violência na região de Guaratiba para propor alternativas de superação. Utiliza a metodologia +Criança (Teia da Vida e Árvore de Iniciativas).

Parceria: KHN

Duração: março a junho de 2019

Convivência e fortalecimento de Vínculo

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Parceria: CRAS - Maria Vieira Bazani

Duração: fevereiro a dezembro de 2019

Semeando Cultura e Alegria do Gol

O Projeto desenvolve atividades artísticas, culturais e esportivas, apresentando a linguagem da música, capoeira, jongo e futebol, considerando que estas linguagens são ferramentas que contribuem para a formação cidadã, promoção de saúde e para que produzam arte e cultura.

Parceria: IFPS - Instituto Floriano Peçanha.

Duração: março a dezembro de 2019.

Meninas em Campo: Quem dá bola pra elas.

O projeto objetiva contribuir para o empoderamento de meninas moradoras de Guaratiba, na faixa dos 12 aos 18 anos de idade, por meio de atividades semanais de esporte, atendimento e capacitação.

Parceria: ELAS Fundo de Investimento Social

Duração: abril a outubro de 2019.

De jovem pra jovem

O projeto  promove e incentiva o direito a participação infantojuvenil nos espaços de controle social e de garantia de direitos, na instituição, na família, na comunidade e outros espaços de convivência, com isso ele promove também o engajamento de adolescentes na formação e replicação da metodologia das rodas de diálogo sobre educação sem violência, mediada pelos próprios adolescentes participantes.

Parceria: RNBE - Rede Não bata, eduque

Duração: fevereiro a dezembro de 2019.

a cor da Pedra

O projeto capacita adolescentes e jovens para formação de um coletivo gestor para a instituição e para a ação comunitária.

Parceria: Brazil Foundation

Duração: maio a abril de 2020.

Quadro de Atendimentos

2019

Atualmente a Fundação Angelica Goulart atende diretamente 600 crianças, adolescentes e jovens, distribuidos em 10 projetos.

Infância e Adolescência

Parceria

Atendimento

CRAS Maria Vieira Bazani                                 Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo                                               30