DSC_0209.JPG

PROJETOS

QUE TRANSFORMAM VIDAS

Nossas Metodologias

Ao longo de 30 anos, criamos, desenvolvemos testamos e sistematizamos  algumas tecnologias sociais emancipatórias, adequadas a infância, adolescência, juventude e vida adulta. Essas são algumas delas.

Infância/Adolescência

13254041_1104674626250604_80466924514089

Conta Comigo

O Projeto apoia 250 crianças e adolescentes de Guaratiba para que se desenvolvam sem violência e com participação social.

Crianças acima de 7 anos e adolescentes até 14 anos participam de oficinas criativas, culturais e esportivas duas vezes por semana.

Parceria: Kindernothilfe (KNH)

Duração: 2020 a 2025

Guia para hortas.png

Práticas e Atitudes Sustentáveis

O propósito do Projeto é  implementar e disseminar práticas e atitudes sustentáveis visando a melhoria da qualidade de vida da Fundação e nos espaços de convivência dos diversos grupos do território. O projeto também oferece formação na área de jardinagem e sustentabilidade para Jovens e adultos

Parceria: Istituto Helena Florisbal - IHF
Duração:
janeiro a dezembro de 2021

Juventude e Vida adulta

13669559_1147527768631956_37033475829362

Arte e Ação

É um projeto de Arte, cultura e juventude,

que se propõe, por meio da linguagem das artes cênicas, criar, produzir e realizar um espetáculo, com adolescentes e jovens. O Projeto valoriza o contato desse público com as linguagens artísticas, fundamentais para desenvolver a percepção estética, imaginação, capacidade crítica e a criatividade.

As atividades do projeto acontecem a partir de oficinas livres de teatro, música, dança, figurino e cenografia, na Fundação, no turno da noite, com cerca de 120 adolescentes e jovens de 15 a 29 anos.

Que zona é essa?

Que zona é essa visa à criação de uma rede colaborativa da produção cultural jovem na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.O ponto de partida é a capacitação aplicada de 20 jovens (17 a 30 anos de idade) da região para mapear, planejar e articular esta rede. O curso tem a duração de seis meses e aborda os temas: Zona Oeste, Pesquisa, Formação de redes e Desenvolvimento de projeto.Parceria: ongs e lonas culturais da zona oeste

IMG-20161130-WA0052.jpg

Mulheres que vendem (auto) confiança

É o processo de criação de um coletivo para o empoderamento feminino, empreendedorismo e economia solidária na região de Guaratiba.O ponto de partida é o curso de capacitação para a revenda de produtos de catálogo (cosméticos, bijuteria, utilidades domésticas). São 150 horas-aula em quatro meses, que incluem orientações nas áreas de Gênero e projeto de vida, Autonomia financeira e Vender confiança e sustentabilidade.

Projetos em parceria

Convivência e fortalecimento de Vínculo

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Parceria: CRAS - Maria Vieira Bazani

Duração: março a dezembro de 2020.

WhatsApp Image 2018-09-19 at 17.34.43.jp

Semeando Cultura e Alegria do Gol

O Projeto desenvolve atividades artísticas, culturais e esportivas, apresentando a linguagem da música, capoeira, jongo e futebol, considerando que estas linguagens são ferramentas que contribuem para a formação cidadã, promoção de saúde e para que produzam arte e cultura.

Parceria: IFPS - Instituto Floriano Peçanha.

Duração: março a dezembro de 2020.

50644796_1988915864561557_79169991761922

UVLO - Uma Vitória Leva a Outra

O projeto objetiva contribuir para o empoderamento de meninas moradoras de Guaratiba, na faixa dos 12 aos 18 anos de idade, por meio de atividades semanais de esporte, atendimento e capacitação.

Parceria: ELAS Fundo de Investimento Social

Duração: maio a outubro de 2021

IMG_7840.JPG

De jovem pra jovem

O projeto  promove e incentiva o direito a participação infantojuvenil nos espaços de controle social e de garantia de direitos, na instituição, na família, na comunidade e outros espaços de convivência, com isso ele promove também o engajamento de adolescentes na formação e replicação da metodologia das rodas de diálogo sobre educação sem violência, mediada pelos próprios adolescentes participantes.

Parceria: RNBE - Rede Não bata, eduque

Duração: fevereiro a dezembro de 2021

WhatsApp Image 2019-11-26 at 23.14.59 (1

a cor da Pedra

O projeto capacita jovens para formação liderança, fortalecimento institucional e do território.

Parceria: Brazil Foundation

Duração: dezembro/2020 a junho/2021

Quadro de Atendimentos

2021

Atualmente a Fundação Angelica Goulart atende diretamente 760 crianças, adolescentes e jovens, distribuidos em 10 projetos e

indiretamente 17.185 via projetos da Rede Não bata, Eduque.

Infância e Adolescência

Atendimento Direto

CRAS Maria Vieira Bazani                                     Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo                                             30

Instituto Floriano Peçanha dos Santos - IFPS                     Semeando Cultura e Alegria do Gol                                                                            110