PROJETOS

QUE TRANSFORMAM VIDAS

Nossas Metodologias

Ao longo de 32 anos, criamos, desenvolvemos testamos e sistematizamos  algumas tecnologias sociais emancipatórias, adequadas a infância, adolescência, juventude e vida adulta. Essas são algumas delas.

Infância/Adolescência

Conta Comigo

O Projeto apoia 250 crianças e adolescentes de Guaratiba para que se desenvolvam sem violência e com participação social.

Crianças acima de 7 anos e adolescentes até 14 anos participam de oficinas criativas, culturais e esportivas duas vezes por semana.

Parceria: Kindernothilfe (KNH)

Duração: 2020 a 2025

Práticas e Atitudes Sustentáveis

O Projeto implementa e dissemina práticas e atitudes sustentáveis visando a melhoria da qualidade de vida da Fundação e dos espaços de convivência dos diversos grupos do território.

Parceria: Istituto Helena Florisbal - IHF
Duração:
janeiro a julho de 2022

Juventude

IMG-20191117-WA0014.jpg

Clube de jovens

O Clube de Jovens tem a dinâmica de um centro cultural autogerido por eles. Organiza-se por atividades como cursos, saraus, grupos de estudo, oficinas temáticas, recreação e lazer promovidas pelos associados e convidados, com participação aberta a outros jovens da comunidade.
O Clube é resultado da formação realizada no projeto A Cor da Pedra, que preparou uma equipe de jovens para a gestão e produção na área da cultura.

Marca que zona e essa.png

Que zona é essa?

Que zona é essa visa à criação de uma rede colaborativa da produção cultural jovem na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. O ponto de partida é a capacitação aplicada de 20 jovens (17 a 30 anos de idade) da região para mapear, planejar e articular esta rede. O curso tem a duração de seis meses e aborda os temas: Zona Oeste, Pesquisa, Formação de redes e Desenvolvimento de projeto.Parceria: ongs e lonas culturais da zona oeste

Vida Adulta

IMG-20161130-WA0052.jpg

Mulheres que vendem (auto) confiança)

É o processo de criação de um coletivo para o empoderamento feminino, empreendedorismo e economia solidária na região de Guaratiba.O ponto de partida é o curso de capacitação para a revenda de produtos de catálogo (cosméticos, bijuteria, utilidades domésticas). São 150 horas-aula em quatro meses, que incluem orientações nas áreas de Gênero e projeto de vida, Autonomia financeira e Vender confiança e sustentabilidade.

Elas de Guaratiba

Elas de Guaratiba é o primeiro passo para criar um coletivo feminino em Pedra de Guaratiba a partir da produção de itens de moda para roupa e casa. Inclui oficinas de conteúdo e produção, além da realização de um bazar para comercializar os produtos. O projeto prevê um ciclo de criação de moda inspirada na cultura local. Esse ciclo inclui pesquisa, criação, produção, divulgação e comercialização.

PROJETOS EM PARCERIA

50644796_1988915864561557_79169991761922

Pretas em Campo

Parceria: Empodera