O PROJETO
O GuarARTE é uma metodologia desenvolvida pela Fundação aprovada no EDITAL DE AÇÕES LOCAIS - EDIÇÃO PAULO GUSTAVO da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com Governo Federal, Ministério da Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
A proposta principal é criar uma rede colaborativa de produção cultural jovem em Guaratiba, zona oeste do rio de janeiro. Para isso o projeto foi dividido em três fases: Primeiro realizar um levantamento de dados para compreender a relação dos jovens com a cultura local, sua produção, fomento, fruição e mercado de trabalho, depois uma ação formativa para capacitar 30 jovens por meio de um Curso de Produção Cultural Comunitária culminando na realização de uma Mostra Cultural produzida e realizada pelos jovens participantes do Curso possibilitando uma mostra da potência criativa da juventude local e a formação da rede.
A PESQUISA
A pesquisa entrevistou jovens entre 15 a 29 anos moradores da região de Guaratiba, incluindo igualmente todos os sub-bairros que circundam o perímetro regional. Compondo Guaratiba, apenas apartamos Ilha de Guaratiba e Barra de Guaratiba, por já serem bairros em caráter independente. Três agentes de Pesquisa foram selecionados para realizar o levantamento e eles estiveram nos seguintes bairros: Pedra de Guaratiba, Cabuis, Pingo D’Água, Mato Alto/Monteiro, Jardim Magarça, Jardim Maravilha, Praia da Brisa e Piraquê. Em cada uma das 7 localidades, objetivamos localizar aproximadamente 71 respostas. Outro parâmetro necessário foi dividir as pesquisas em 3 eixos de idade (15 a 19 anos, 20 a 25 anos, 26 a 29 anos), cada eixo teve o objetivo de atingir 166 respostas. Ao todos mais de 500 jovens foram entrevistados e responderam as perguntas que geraram um relatório que está disponível para todos.